TURMA RADICAL
Bem vindos à página da turma 4 do 6ºano da Escola E.B. 2, 3 D. Francisco Manuel de Melo.
Somos uma turma constituída por vinte e quatro alunos e este é um espaço que pretende mostrar um pouco do trabalho que vamos desenvolvendo ao longo deste ano lectivo 2009/2010.

O logotipo do blogue foi realizado na aula de EVT pelos alunos da turma. Parabéns ao Diogo C. pelo seu trabalho que agora é a imagem de marca da turma. Todos os outros trabalhos podem ser vistos no espaço para consulta disciplina de Ed. Visual e Tecnológica. Um obrigado especial aos professores da disciplina pelo apoio prestado.

ATENÇÃO

ESTE BLOGUE CONTINUARÁ ACTIVO APENAS PARA CONSULTA.

Os comentários que venham a ser feitos serão alvo de moderação e poderão não ser tornados públicos.

terça-feira, 30 de março de 2010

9 gestos para melhorar o ambiente


Os animais já começaram a contribuir. E tu?

sábado, 27 de março de 2010

1º Apresentação pública do Clube de Guitarra

No passado dia 22 de Fevereiro alguns alunos do clube de guitarra acompanhados pelo professor José Vitorino e por alunos do 6º10 acompanhados também pelo professor João Pedro participaram em conjunto no aniversário da Junta de freguesia da Venteira que se realizou no anfiteatro dos recreios da Amadora com as músicas “Loucos de Lisboa” do grupo Ala dos Namorados e a “Fisga” do grupo Rio Grande.
Foi um sucesso. O público presente gostou imenso e pediu bis.
Que se repitam espectáculos/actividades destas mais vezes.

Joana N. 6º 4

quinta-feira, 25 de março de 2010

O que é o Pólo Aquático?

"O pólo aquático é um desporto como os outros, mas não tão desenvolvido. Eu por exemplo ando no pólo aquático do Sport Lisboa Benfica.

História do pólo aquático…
Existe pouca documentação sobre a origem do Pólo Aquático. Sabe-se, no entanto, que é um desporto que teve origem nos rios e lagos na metade do século XIX na Inglaterra, como uma versão aquática do Rugby. No começo nos jogos usava-se uma bola de borracha vulcanizada importada da Índia, conhecida com o nome genérico de "pulu" que os ingleses pronunciavam pólo. Daí o nome: Water Polo, em Português Pólo Aquático.
Em 1870, para atrair mais espectadores para as competições de natação a London Swimming Association estabeleceu as primeiras regras do Pólo Aquático para piscinas cobertas.
Os escoceses introduziram uma nova técnica enfatizando a velocidade da natação e os passes, muito mais para o estilo de jogar futebol. Nasceu a baliza de 3 metros por noventa centímetros. Os jogadores passaram a conduzir e driblar com a bola. A Hungria e vários outros países da Europa, em 1889 adoptaram as regras dos escoceses. No ano de 1900, o Pólo Aquático era tão popular que foi o primeiro desporto colectivo a ser jogado nas Olimpíadas."










Trabalho realizado por Joana N. nº 19

quarta-feira, 24 de março de 2010


Informo que vai realizar-se no próximo dia 30 de Março (terça-feira) reunião com os Pais e Encarregados de Educação. A hora, local e ordem de trabalhos devem ser consultadas na caderneta do(a) aluno(a). Conto com a sua presença.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Queda da Monarquia


Curiosidade: Conseguem identificar o acontecimento retratado nesta imagem?
Respondam nos comentários!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Teste HGP !

Atenção turma do 6 4ª, tomem nota do último teste de HGP deste período!! Estão preparados?
Então aqui vai esta importante data a registar na vossa agenda de trabalho ou caderno diário: 18 de Março - a próxima 5ª feira. Para vos ajudar a estudar já, aqui vos envio os principais objectivos para o teste. BOM ESTUDO!!


Objectivos HGP

. Identificar os motivos que levaram à Queda da Monarquia.
. Localizar no tempo a Queda da Monarquia / Implantação da República.
. Distinguir o Regime Monárquico do Regime Republicano.
. Identificar o último Rei de Portugal e o primeiro Presidente da República.
. Reconhecer os principais símbolos da República.
. Referir os órgãos de soberania do Estado.
. Indicar os direitos garantidos na constituição de 1911 e os principais poderes políticos.
. Referir as principais medidas tomadas pelos governos republicanos, na educação e no trabalho.
. Identificar as principais razões que contribuíram para a instabilidade política durante a lª República
. Identificar factores que contribuíram para a queda da 1ª República.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Parabéns!



Parabéns ao Fábio S. em nome de todos os Colegas, Professores e Director de Turma.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Campanha solidária


VAMOS AJUDAR A MADEIRA
Esta campanha, dinamizada pela disciplina de Educação Moral Católica, decorrerá até final do 2º período.Os produtos recolhidos serão entregues e enviados através de C.T.T..
Segundo informação dada pela Cáritas da Madeira, são necessários os seguintes produtos:
  • lençóis
  • cobertores
  • manta
  • almofadas
  • produtos de higiene
  • fraldas
  • leite em pó
  • comida para bébé
  • enlatados (longa duração)

Entrega os teus donativos no BE/CRE - Pavilhão A

É necessária a tua ajuda!
PARTICIPA!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Parabéns!



Parabéns à Ana Beatriz P. em nome de todos os Colegas, Professores e Director de Turma.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Reunião extraordinária


Venho por este meio informar que na próxima quarta-feira, dia 03 de Março, vai realizar-se uma reunião para entrega dos registos de avaliação intercalar referente a este período. Para mais informações consultem por favor a caderneta do aluno onde consta a hora e a sala.

Conto também com a sua presença.

Teste de Educação Visual e Tecnológica

Dia 05 de Março de 2010 realização do teste de Geometria.

Páginas do manuel da Disciplina a consultar: 98,99,100,1001,102,103,104,105,106,107,108,109.

Material necessário para a realização do mesmo: lápis, afia, borracha, régua, esquadro, compasso e transferidor.